terça-feira, 31 de janeiro de 2012
DOM BOSCO. ROGAI POR NÓS!
Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.
Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.
Dom Bosco, criador dos oratórios. Catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.
Para a Canção Nova, para a Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.
São João Bosco, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova/ Santo do Dia
sábado, 28 de janeiro de 2012
Formação em catequese
Iniciou hoje dia 28 de janeiro o curso de aprofundamento catequético no auditório Santo Afonso Pe. Benedito Chaves iniciou com um momento de leitura orante e reflexão da palavra de Deus, chamando os catequistas a refletir sobre o papel missionário de cada um.
O pároco Pe. Marcio Amoras fez um resgate da caminhada da coordenação da pastoral e alertando que o instrumento de estudo dessa nova etapa estão baseados no aprofundamento da vida Cristã, guiados pela igreja presentes na ação evangelizadora da igreja do Brasil 2011-2015 Doc. 94 da CNBB
O coordenador da catequese Gilson Dias, chamou atenção quanto a infra-estrura para o curso “ são muitos os gastos para esse curso um investimento necessário para uma verdadeira renovação catequética e dessa forma é imprescindível que ninguém falte a formação!”
A coordenação catequética região de Santa Cruz se fez presente na pessoa da Sra. Graça Palheta que elogiou a iniciativa da coordenação da catequese paroquial “ é muito bom ver os padres investindo na formação da catequese que é a base da igreja” afirmou ela.
Estiveram presentes o vigário paroquial Pe. Radamés Centenário e o reitor do Seminário Redentorista Pe. Ezequiel Brird e da comunidade Santa Rita o jovem Thomas Alexandre, candidato a catequese de crisma.
O próximo encontro será dia 04 e 05 de fevereiro às 14h na igreja matriz com o tema “vocação e missão do catequista”
Assessoria de comunicação da comunidade Santa Rita de Cássia
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Minha Experiência de Fé
Minha conversão deu-se a partir de um problema de saúde provocado pelo consumo de bebida alcoólica, sem saída recorri àquela que é o socorro permanente dos necessitados. Sem ter recebido na vida nenhum dos sacramentos de iniciação cristã (batismo,eucaristia e crisma)fiz uma mudança radical, pedi para que Deus me indicasse uma religião onde eu pudesse professar a minha fé. Tenho certeza absoluta que o Senhor tocou o meu coração e me direcionou para a religião onde hoje me encontro, apesar de ser de uma família onde têm evangélicos de várias denominações, sempre tive e tenho um carinho muito especial por MARIA. Intercessora nossa nos momentos difíceis. Ao passar na frente do Santuário de N. Sra. do Perpétuo Socorro eu sempre olhava para aquela mão que segura a mão de Jesus, era como se fosse um chamado para que eu deixasse que a Mãe também segurasse a minha mão, tiran-do-me das aflições que me atingiam. Hoje faço parte da comunidade Stª Rita, para quem me conhecia notou em mim as mudanças, tudo graças à intercessão de Maria a Mãe do Perpétuo Socorro.
Abraão Levi é catequista da comunidade Sta. Rita
sábado, 21 de janeiro de 2012
Dia de combate a Intolerância Religiosa
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar,podem ser ensinadas a amar,pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta". Nelson Mandela
O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído pela Lei Federal 11.065/07 para lembrar a data de morte da iyalorixá (sacerdotisa do candomblé) Gilda do Ogun, em 2000. Mãe Gilda foi acometida por um enfarto fulminante ao ver sua foto estampada na capa da Folha Universal com o título de “Macumbeiros charlatões enganam fiéis”. A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada em última instância a indenizar os herdeiros da sacerdotisa.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta". Nelson Mandela
O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído pela Lei Federal 11.065/07 para lembrar a data de morte da iyalorixá (sacerdotisa do candomblé) Gilda do Ogun, em 2000. Mãe Gilda foi acometida por um enfarto fulminante ao ver sua foto estampada na capa da Folha Universal com o título de “Macumbeiros charlatões enganam fiéis”. A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada em última instância a indenizar os herdeiros da sacerdotisa.
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Palavra do coordenador "somos provocados a ir ao encontro do Cristo"
Amigos(a) e Irmãos (a) graça, paz e bem em Jesus Redentor!
Estamos as vésperas da conclusão da 1º etapa da construção de nossa capela. Deus seja louvado! Em 2012 os desafios aumentam assim como nossas responsabilidades.Todos são chamados a missão por Deus e cada um tem a liberdade de escolher se atende ou não a esse chamado.
João Batista em sua missão de preparar o caminho do Mestre nos aponta“Eis o cordeiro de Deus” (Jo,1:36) somos provocados a ir ao encontro do Cristo seja por curiosidade ou por desejo de segui-lo. Nosso povo vive a necessidade de uma aproximação com Deus (pelo pecado nos afastamos de Deus, porém Deus nunca se afastou de nós), nossa missão como igreja é proporcionar aos irmãos esse encontro de uma forma saudável e fraterna.
A comunidade Sta.Rita existe para ser instrumento da ação transformadora de Deus em nosso bairro, ser “sal e luz” na vida do povo, existimos para fazer conhecido e amado o Cristo que liberta, salva,perdoa e transforma nossas vidas a missão da comunidade encaixa-se no salmo 39 “eis que venho, Senhor com prazer faço a vossa vontade”
Santa Rita de Cássia. Rogai por nós!
Saudações Caboclas
+ Gilson Dias
Coordenador da Comunidade Santa Rita
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Evangelizar é preciso !
Deus vem encontrando varias formas de se fazer presente na vida da comunidade,
uma delas foi através das “feiras de livros” organizadas pela comunitária Barbara
Araujo (Foto). A palavra de Deus nunca fica ultrapassada, revistas, liturgias diárias, bíblias e livros pedagógicos são doados, restaurados e vendidos a preços populares, toda a renda é revestida a capela de Sta.Rita
“Fico feliz de ver as famílias reunidas nas feiras e bazares assim é uma oportunidade de ensinar as crianças de como é bom estar com Deus” afirmou ela.
Além de livros e roupas D. Barbara é uma grande divulgadora das musicas de Santa Rita, CD´s e mensagens de fé e esperança são produzidos por sua família e quem estiver interessado em doar livros, roupas e brinquedos novos ou usados, pode entrar em contato com a coordenação da comunidade ou com a própria D. Barbara (91) 82797965/ 32449473
domingo, 15 de janeiro de 2012
Renovação do Batismo de nossas Crianças
Aconteceu na igreja matriz Mãe do Perpétuo Socorro a renovação do Batismo de 12 crianças da catequese de nossa comunidade, outras crianças das turmas da matriz também renovaram suas promessas batismais.
Os catequistas Cristina Barbosa, Abraão Levi e Albilene Viegas acompanharam as crianças nesse momento importante de preparação ao sacramento que receberão em Abril desse ano, familiares das crianças firmaram presença.
Pe. Marcio Amoras presidiu a eucaristia e no momento da renovação afirmou “...ser Catequista é uma vocação, um ministério que deve ser vivido com o exemplo de vida e serviço” e convidou as crianças a irem aos encontro de Cristo e ficar junto com ele, igual fizeram os apóstolos (João 1, 35-42)
No dia 29 de janeiro as crianças das comunidades Aparecida, Cristo Libertador, N. Sra. dos Navegantes e Sagrada Família renovarão suas promessas batismais. A 1º eucaristia das crianças de Santa Rita será dia 15 de Abril (Festa da divina Misericórdia)
sábado, 14 de janeiro de 2012
"Eis o Cordeiro de Deus"
1. Aprofundando os textos bíblicos: 1Samuel 3,3b- 10.19; Salmo 40(39); 1Coríntios 6,13-20; João 1,35-42
O evangelho enfatiza o seguimento dos primeiros discípulos, motivados pelo testemunho de João Batista, que apresenta Jesus como o Cordeiro de Deus. Aqueles discípulos que buscavam o Deus da salvação o encontram em Jesus, que realizou plenamente a missão salvadora do Servo sofredor (cf. Is 53,7), entregando sua vida como um cordeiro. Vinde e vede é o convite que Jesus faz aos discípulos que o seguiam e o procuravam. Eles foram, viram e permaneceram com Jesus aquele dia, sendo instruídos no caminho da fé e do discipulado. A experiência de permanecer com o Cristo e sua palavra assegura a abundância dos frutos na missão (15,4-5). Os discípulos descobrem que Jesus é o Messias esperado enquanto seguem com fidelidade a Boa Nova. A multiplicação sucessiva do testemunho (vv.36.41.45) salienta que, nas futuras gerações, os cristãos serão chamados por seus irmãos na fé. Samuel, na 1ª leitura, descobre o chamado enquanto serve no santuário de Silo, onde havia sido consagrado a Deus desde o nascimento (1,21-28). Agora, ele se deixa instruir pela palavra de Deus que o chama para uma nova missão. O/a salmista agradece a Deus pelos benefícios recebidos e assume o compromisso de anunciar as maravilhas da salvação. A 2ª leitura realça que somos membros de Cristo, resgatados com sua entrega total na cruz para vivermos como templos do Espírito, glorificando a Deus.
2. Atualizando
Ao longo da história, Deus toma a iniciativa de chamar o ser humano para participar de seu projeto de salvação e espera respostas audaciosas, como a de Samuel, de André, de Pedro. O seguimento de Cristo pela fé se realiza na escuta de sua palavra, no testemunho, na disponibilidade para servir.
http://www.revistadeliturgia.com.br/diadosenhor.php?iddiadosenhor=1#tres
Assinar:
Postagens (Atom)